teste

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dançar emagrece!

dance bem, dance mal, dance sem parar...Dançar é uma atividade divertida e ainda, ajuda a emagrecer. Dançando você perde muitas calorias de maneira super agradável, além de ter uma alternativa se já cansou - ou não gosta muito mesmo - dos treinos convencionais de academia, corrida, bike, etc.
A dança já conquistou o seu espaço na vida dos brasileiros. No cinema, ela já vem, faz tempo, mostrando seus encantos, como nos filmes Dirty Dancing (1987) e Dança Comigo (Shall We Dance, 2004). Na TV, também chegou para ficar - exemplo disso é o quadro "Dança dos Famosos", exibido todos os anos, desde 2005, no Domingão do Faustão (Rede Globo), e, mais recentemente, o programa "Se ela dança, eu danço" (SBT).
Para você se tornar uma "pé de valsa" assumida e perder peso de maneira alegre e descontraída, a Corpo a Corpo selecionou os principais ritmos ensinados nas aulas de Dança de Salão e também praticados no Carnaval. Escolha o seu e boa diversão!


AxéEis uma dança genuinamente brasileira! A expressão "Axé" vem do candomblé e da umbanda, onde é usada para desejar energia positiva. Como ritmo musical, surgiu por volta dos anos 1980, em Salvador (BA). Junto com as músicas, sempre há uma coreografia, em geral muito agitada e que requer bastante pique de quem a pratica. E que bom, já que isso garante mais ritmo, agilidade, flexibilidade e coordenação motora - além de expulsar inúmeras calorias desse corpinho! Dançar Axé por 1h manda embora cerca de 400 calorias ou até mais, dependendo da intensidade com que você estiver realizando os movimentos. Então, chega de vergonha e comece já a rebolar!

Bolero
Conhecida como "a dança dos apaixonados", o Bolero pode ter nascido na Espanha, Caribe, Cuba, México... Mas é fato que faz muito sucesso nos países de língua espanhola. No Brasil, entrou em cena entre as décadas de 1940 e 1950, no Rio de Janeiro, devido à fama que o cinema mexicano tinha à época. O ritmo nasceu lento, mas vem ganhando novo formato ao longo do tempo, com mais giros e rodopios. Dançar Bolero por 1 hora faz você detonar, em média, 354 calorias.

Forró
Ninguém sabe ao certo de onde veio o termo "Forró". Uns dizem que se originou da palavra africana "forrobodó", que significava festa, farra, confusão; outros preferem acreditar na lenda de que engenheiros ingleses ou estadunidenses, que trabalhavam em estados nordestinos, promoviam bailes abertos ao público, de nome "for all" (para todos) e que, com o tempo, o povo passou a pronunciar "forró". Mas, independente das origens, o ritmo é brasileiro e faz muito sucesso principalmente nas regiões Norte e Nordeste. A dança tem inúmeras variações e a mais ensinada nas aulas de salão é o Forró Universitário, conhecido também como Xote, de ritmo um pouco mais moderado. O gasto pode chegar a até 474 calorias por hora.

Frevo
Assim como o Axé, o Frevo é propriedade brasileira! Originário de Pernambuco, o ritmo é acelerado, bonito de se ver e contagiante de se executar! A dança do frevo se chama "passo" e tem muita influência da capoeira. Já o nome vem da palavra "ferver", demonstrando já de cara toda a efervecência do povo pernambucano e dos praticantes desse ritmo. Além de trabalhar braços, pernas, glúteos e quadris, e de melhorar o equilíbrio, dançar frevo detona muitas calorias: em 1 h você gasta mais de 600! Então, sombrinha nas mãos e pernas pra que te quero!

Hip-hop / Street Dance
Muito mais que uma dança, o hip-hop é uma cultura, com origens no sul do Bronx, em Nova Iorque (EUA), e envolve música (rap), arte (grafite) e linguagem (gírias). No Brasil, surgiu com força nos anos 1980, em São Paulo. As academias de dança que incluíram esse ritmo em seu repertório, geralmente ensinam o Street Dance (dança de rua), e a queima chega, em média, a 500 calorias por hora.

Salsa
Salve os ritmos latinos! Além de sensuais, fazem você mexer o corpo inteiro em ritmo intenso. De origem cubana, com essa dança você manda embora cerca de 594 calorias por hora. Mas prepare o fôlego e muita resistência muscular, já que você movimenta de uma só vez pernas, braços e quadris, e que os joelhos ficam flexionados quase que o tempo todo.

Samba
Pensou em Brasil, pensou em samba! O mais famoso dos ritmos brasileiros possui inúmeras subdivisões, sendo três as mais comuns: o samba praticado na avenida (comum no carnaval), o samba de gafieira e o samba-rock.

Samba na avenidaMuito samba no pé garante um corpo firme e definido, já que os movimentos executados nessa dança mais rápida e ritmada, com passos bem marcados e muito rebolado, trabalha braços, pernas, quadril e bumbum. Além disso, o gasto calórico é bem alto: sambar pode gastar até 600 calorias por hora!

Samba de gafieira
Qual a primeira coisa que lhe vem à memória quando ouve "Samba de gafieira"? O malandro da Lapa (RJ), com seu terno branco, sapatos pretos e chapéu palheta, está no imaginário e nas origens dessa dança elegante e ritmada. Este ritmo nada mais é do que o samba dançado por casais e pode lhe ajudar a dar adeus a cerca de 474 calorias por hora.

Samba-RockJá imaginou misturar Rock and Roll com Samba? Pois é exatamente essa a proposta do Samba-Rock, originado nos bailes dos anos 1960/1970, em São Paulo. O ritmo é mais intenso que no Samba de gafieira e os passos mais elaborados - tornando a dificuldade também maior. Essa dança exige muita coordenação motora, mas quem se arrisca a praticá-la pode perder até 594 calorias por hora.

Sertanejo / Country
O Sertanejo, que também é conhecido como música caipira ou moda de viola, faz muito sucesso principalmente na região Centro-Oeste e nas cidades do interior. Mas, de uns tempos para cá, outra variação deste ritmo, o Sertanejo Universitário, vem crescendo e está na boca e nos pés de muita gente - principalmente a galera mais jovem. Por isso, muitas academias estão incluindo essa dança no seu quadro de aulas - inclusive o Country, que também está voltando com força total! Dançar esses ritmos por uma hora lhe ajuda a perder cerca de 350 a 400 calorias. Só na sola da bota e na palma da mão.

Tango
Se há uma coisa da qual não podemos nunca reclamar de nostros hermanos argentinos essa coisa com certeza é o Tango! A dança mistura sensualidade, elegância, sedução, delicadeza, além de fazer qualquer coração bater mais forte. Prova disso é o filme "Perfume de Mulher" (Scent of a Woman, 1992): quem não sente o coração disparar quando ouve "Por Una Cabeza", de Astor Piazolla, dançada por Al Pacino no filme? E o melhor: dançar tango também emagrece! Com uma hora de dança vão embora cerca de 474 calorias.

Zouk
Já ouviu falar nesse ritmo? A música tem uma batida forte e teve origem nas colônias francesas e no Caribe; a dança, por sua vez, é uma evolução da lambada - o que já dá para imaginar a sensualidade dos passos, não é mesmo? E o melhor ainda está por vir: a cada hora de aula você pode perder até 600 calorias! Prepare a coordenação motora, as jogadas de cabelo e força nesses músculos!


Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-aerobico/dancar-emagrece-escolha-seu-ritmo-e-detone-calorias/perca-peso-dancando/1769/1

Nenhum comentário: