teste

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dança de salão melhora o corpo e a mente


Dança de salão melhora o corpo e a mente

A prática de atividades físicas é indispensável para manutenção da saúde. Exercitar o corpo melhora a qualidade de vida e contribui para o retardamento de doenças degenerativas, já que muitas delas estão ligadas à inatividade física.
O sedentarismo provoca a atrofia das fibras musculares, perda da flexibilidade e é a principal causa de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio.
Para quem procura uma atividade física prazerosa, a dança de salão é uma boa pedida. De acordo com a docente aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), Lucília Kunioshi Utiyama, “a prática [da dança de salão] trabalha a memória e a concentração nos passos. Por ser uma atividade social, ela permite que as pessoas se aproximem e conversem enquanto estão dançando.”
Segundo o bacharel em Educação Física e professor de dança, Paulo Ricardo Freschi Ferreira, muitas mulheres procuram o exercício para aliviar as tensões diárias. A prática é indicada para todas as idades e não precisa ser interrompida durante a gestação. “A dança vai manter os níveis de frequência cardíaca e de circulação do sangue necessários para o bebê por meio da mãe”, afirma. Durante a gravidez, é importante a opção por ritmos mais cadenciados, o que evita o aumento abrupto da frequência cardíaca e da pressão arterial.
A dança de salão, assim como todo exercício físico, auxilia na redução dos níveis de ansiedade e estresse, previne a depressão, melhora o humor e o funcionamento orgânico geral. Para aqueles que estão interessados em começar a dançar, Ferreira explica que o importante é não perder tempo. “A dica é procurar a escola ou academia mais próxima de casa! As escolas estão preparadas para receber o público iniciante.” Lucília Utiyama reforça que por se tratar de uma atividade física, é importante realizar uma avaliação médica.
Paulo Ricardo Freschi Ferreira e Lucília Kunioshi Utiyama são membros da Entrepassos Cia de Dança. O grupo é parceiro do Programa de Atividade Física (NAFI) da UEL e ministra aulas semanais. Mais informações: 3371-4143.
Ritmos e gasto calórico



A queima de calorias durante uma aula de dança de salão é variável e leva em consideração inúmeros fatores. No entanto, é possível traçar um gasto calórico estimado para cada ritmo:
Forró: um dos estilos mais fáceis de aprender. Trabalho acentuado nos quadris e nas pernas. Gasto calórico: até 470 kcal/h.
Soltinho (Swing ou Roque brasileiro): ritmo caracterizado por passos rápidos. Trabalho acentuado nas coxas, panturrilhas e braços. Gasto calórico: até 550 kcal/h.
Samba de gafieira: os músculos das pernas são os mais trabalhados. O abdômen desenha papel importante nos giros e rebolados. Gasto calórico: até 470 kcal/h.
Salsa: modalidade aeróbica. Trabalha bíceps, tríceps, músculos abdominais, coxas, glúteos e panturrilhas. Gasto calórico: até 590 kcal/h.
Bolero: um dos movimentos mais lentos da dança de salão. Passos exigem força nas pernas e postura impecável. Gasto calórico: até 350 kcal/h.
Tango: estilo sensual. Considerado com um dos estilos mais difíceis da dança de salão. Gasto calórico: até 470 kcal/h.


Texto: Renata Santos - Londrix Comunicação

FONTE: http://www.planetasercomtel.com.br/para-voce/131861/atividade-fisica-danca-de-salao-melhora-o-corpo-e-a-mente.html