teste

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Copa do Mundo de Pole Dance



A princípio, ao ouvir falar em pole dance (tipo de dança sensual feita em uma barra vertical), é possível se pensar que se trata apenas de um hobby para se praticar ou um espetáculo para ser apreciado. Mas a modalidade foi além de uma simples prática e, no Brasil, desde 2009 possui seu órgão regulador, a Federação Brasileira de Pole Dance (FBPOLE). Ela é a responsável pela organização da 2ª Copa do Mundo de Pole Dance, que acontecerá entre os dias 2 e 3 de novembro, na Casa de Espanha, no Humaitá, na Zona Sul do Rio.

A australiana Carlie Hunter executa o movimento prancha, um dos mais difíceis (Foto: Divulgação)

A competição contará 56 atletas nacionais e com a participação de 44 atletas campeãs internacionais, de 26 países. No ano passado, o evento realizado no clube Hebraica, em Laranjeiras, também na Zona Sul, recebeu 800 pessoas.

Vanessa Costa recebe homenagem na Itália
(Foto: Divulgação)

Vanessa Costa, organizadora da copa e presidente da FBPOLE, explicou que este ano a competição é muito maior devido ao time de atletas. “A proporção é muito maior. Temos atletas vindos de 26 países. Está é a única copa do mundo de pole dance que tem critérios de arbitragem com movimentos obrigatórios a serem cumpridos. O júri é composto por profissionais formados pela FBPOLE.”

Vanessa recebeu uma homenagem no Campeonato Italiano de Pole Dance, em outubro de 2011, porque criou no Rio durante o 1ª Pole World Cup, em setembro 2011, o código de regras e o livro de arbitragem - o primeiro do mundo - para transformar a dança em um esporte.

A seleção dos competidores foi feita por vídeo. No final da seleção, o máximo estabelecido era de duas representantes de cada país. Russos, japoneses, australianos, franceses, além de representantes de outros países, disputarão performances de movimentos medidos pelos graus de dificuldade, classificados pela federação de A à F. “Todo o público que conhece pole dance espera que os atletas ou criem um movimento F (mais difícil) novo , ou que elas façam os “Fs” mais famosos, como a prancha, por exemplo (na foto acima)”, disse Vanessa.

A etapa nacional acontece na sexta-feira (2 ) e tem duas modalidades: amadora e profissional. A brasileira que melhor executar movimentos mais difíceis ganha R$ 2 mil. Já a internacional será no sábado (3). A vencedora leva para casa R$ 4 mil.

Natália Cobas realiza o movimento janeiro
(Foto: Divulgação)

A carioca Natalia Cobas, de 24 anos, vai concorrer na categoria amadora. Há um ano e um mês praticando a atividade, ela procurou o pole dance porque queria fazer um exercício físico e detesta musculação.

“Já na aula experimental eu me apaixonei. Eu já gostava de dançar e adorei a modalidade. Foi ótimo para emagrecer, mudei meus hábitos alimentares e, além disso, tive outra mudança radical na minha vida: perdi minha timidez. Na escola eu tinha dificuldade de me socializar, ficava travada, não conseguia participar das atividades e com a prática do pole dance isso melhorou bastante. Hoje, no meu trabalho, a minha postura é outra”, disse Natalia.

Ela contou que para os movimentos básicos não teve dificuldade. Mas que em outros específicos, como o split, em que é preciso utilizar muita força para puxar e abrir as pernas em movimentos acrobáticos, ela penou um pouco. “O movimento janeiro, por exemplo, demanda muita flexibilidade na coluna, porque apenas um braço fica preso na barra e o resto do corpo é todo sustentado por ele”.

Da categoria profissional, a brasileira favorita de Natália é Bianca Santhany, que participou da Copa Mundial de Pole Dance em 2011, ficando em segundo lugar na categoria profissional e em sétimo lugar no ranking mundial. “Estou torcendo por ela, já na categoria internacional eu não tenho a menor ideia de para quem torcer, elas são muito boas e é difícil escolher”, finalizou Natalia.

Carlie Hunter já venceu concursos de pole dance em três países (Foto: Divulgação)

A australiana Carlie Hunter, de 30 anos, era personal trainer e também trabalhava como bartender quando, em 2005, decidiu procurar um emprego diferente. Viu um anúncio no jornal para ser professora de pole dance e, mesmo sem nunca ter praticado a atividade, se candidatou à vaga. Com duas semanas de treinamento, ela já estava ensinando a dança. E desde então, esta é a sua profissão. Eleita Miss Pole Dance de seu país, Carlie já ganhou competições em Davos, na Suíça, em Hong Kong, na China, em Cambria e em Sidney, ambos na Austrália.
Ela disse ao G1 que está confiante em sua performance. “Eu estou me sentindo bem, me preparei, sei que tenho algum talento”. Suas alunas em Adelaide, na Austrália, estão na torcida para que vença a competição.

Ao todos serão distribuídos R$10 mil em prêmios em dinheiro e ainda prêmios dos patrocinadores. As primeiras colocadas das categorias amadora e profissional nacional ganham o direito de competir na fase final das mesmas categorias internacionais.

Onde: Casa de Espanha - www.casadeespanha.com.br
Endereço: Rua Maria Eugênia, 300 – Humaitá, Rio de Janeiro
Quando: de 2 a 4 de novembro de 2012
- dia 2/11 – 10h às 18h - amador e profissional brasileiras;
- dia 3/11 – 17h às 23h - amador e profissional estrangeiras;
- dia 4/11 – palestras e workshops
Quanto: Passaporte válido para os dias 2 e 3 de novembro: R$ 60,00

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/11/2-copa-do-mundo-de-pole-dance-acontece-na-zona-sul-do-rio.html

Nenhum comentário: